quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Direto da cozinha!!

        Hoje, eu estava preparando molho Bolonhesa e fiquei pensando...têm algumas coisas que, se eu tivesse aprendido logo nas minhas primeiras investidas na cozinha, tudo teria sido muito mais fácil.
Tá certo, não me tornei nenhuma chef mas, até que me viro bem na cozinha.
Por isso, quero dividir algumas descobertas  feitas ao longo dos anos (ah! minha primeira experiência na cozinha foi aos 11 anos, depois de muito insistir com minha mãe). Por exemplo:

1) tirar o talinho do meio do alho evita que a gente fique exalando aquele cheirão, depois de degustar um belo prato farto nesse tempero poderoso!!!

2)  lavar a faca e esfregar os dedos no metal, ajuda a eliminar o cheiro de alho dos dedos! (dica da minha amiga querida Mariana) Acreditem...isso funciona!

3) molho Bolonhesa não leva água!!!! só uma taça de vinho tinto! além de alho, cebola, cheiro verde e tomate (além do molho ou massa de tomate)...

4) colocar uma pitada de açúcar no molho de tomate corta a acidez!  tá, essa é velhas!  mas é importante!  :)

5) deixar o feijão de molho, uma noite inteira e lavar novamente antes do cozimento, evita gases e faz os grãos cozinharem bem mais rápido.

6) usar azeite de oliva deixa tudo mais saboroso...

7) forrar a assadeira com batatas evita que o peixe grude ao assar!

8) secar o cheiro verde antes de cortar e levar ao freezer, faz com que a salsinha e a cebolinha fiquem soltinhos!

9) essa aprendi agora, enquanto pesquisava alguns links pra postar aqui! Quando o molho fica salgado, basta colocar um pedaço de pão na panela e deixar cozinhar por um tempinho.

10) o arroz queimou? então, despeje água na pia e coloque a panela,  destampada, sobre água (o suficiente pra cobrir uns dois dedos do fundo da panela). Assim, o cheiro desaparece e o gosto não toma conta da parte que foi salva.

         Como eu disse, não sou nenhuma chef, mas curto muito passar um tempo na cozinha preparando uma refeição. Nesses anos de aprendizado, descobri que ajuda muito  conhecer temperos e usar a intuição na hora de colocá-los. Agora, pesquisar um pouquinho - sobre quais as melhores combinações entre ingredientes e temperos -pode facilitar muito a vida da gente.


         Diante disso, eu acredito que todo mundo pode cozinhar direitinho... e que,  não saber dominar panelas, ingredientes e temperos é uma opção,  não um destino! Então...que tal aventurar-se na cozinha e descobrir o quanto isso pode ser prazeroso?


Olha aí os sites com outras dicas e receitas bacanas.

http://www.cozinhafacil.com/

http://dicasde.com.br/category/cozinha

http://007blog.net/dicas-e-segredos-na-cozinha/

              BOM APETITE!!!


OBS: todas as fotos eu peguei no clip art

Nenhum comentário:

Postar um comentário